O Município

Praça
praça
Igreja

Irará é um município da Área de Expansão Metropolitana de Feira de Santana, no estado da Bahia, no Brasil. Possui população de 29 579 habitantes.

Sua população estimada em 2011 era estimada em 28 000 habitantes. Considerando a regionalização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Irará pertence à Microrregião de Feira de Santana, na Mesorregião Centro Norte Baiano. Na regionalização do Estado da Bahia, está inserida na Região Econômica 7 de Paraguaçu e na Região Administrativa de Feira de Santana.

O município possui uma área de 271 quilômetros quadrados conforme o Censo de 2000, clima variado úmido subúmido, com solos podzólicos vermelhos/amarelos, equivalente a eutróficos e solos litólicos eutróficos. O potencial agroclimático tem grau ótimo e bom, apresentando aptidão climática para as culturas de coco-da-baía, banana, cana-de-açúcar, fumo, mandioca, abacaxi, milho, soja, feijão, amendoim e algodão.

História

Até o século XVII, a região era habitada pelos índios paiaiás, um subgrupo dos índios quiriris. A partir desse século, a região do atual município de Irará passou a fazer parte da sesmaria de Garcia d'Ávila, na Capitania da Baía de Todos os Santos. Suas terras foram exploradas pelos padresjesuítas, que chegaram pelo norte, pelo atual município de Água Fria. Duas correntes favoreceram o desbravamento dessa região: uma na direção oeste, pela serra de Irará (na busca de ouro e pedras preciosas) e outra ao leste, na caça ao gentio. Estas bandeiras deixaram uma igreja na Vila de Bento Simões e um templo no arraial da Caroba.

Em meados de 1717, se registram as primeiras explorações das terras no centro do atual município, onde Antônio Homem da Fonseca Correia edificou uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Purificação, oferecendo-a a seu filho. Ao lado do templo, foi erguida uma casa de fazenda, dando início ao povoado de Irará, tendo, como primeiros habitantes, os índios paiaiás.

Em 27 de maio de 1842, pela lei Provincial 173, foi criada a Vila da Purificação dos Campos. Em 8 de agosto de 1895, a Vila da Purificação foi elevada à categoria de cidade com o nome de Irará pela lei Estadual nº 100. O nome "Irará" se originou do tupi antigo eîrara, que significa "irara".

Inicialmente, o município tinha uma câmara de vereadores e era administrado pelo seu presidente. A partir de 1890, Irará passou a ser administrado por intendentes, sendo o primeiro Pedro Nogueira Portela até 1893. Entre o período de 1930 a 1947, foi administrada por interventores: Elpídio Nogueira foi o primeiro deles. O município só passou a ser governado por prefeitos a partir de 1948, com a indicação de Elísio dos Reis Santana para assumir o cargo.

Vegetação

A vegetação predominante é de tabuleiro com alguns vestígios de mata atlântica e a caatinga .

Hidrografia

O município é banhado pelos rios Seco e Parnamirim e é limitado ao norte com Água Fria; ao sul, Coração de Maria; ao leste, Ouriçangas,; ao oeste Santanópolis; ao sudeste, Pedrão.

Como vias de acesso, é ligado à capital do estado pelas rodovias BA-084 via Coração de Maria / Água Fria e BA-504 via Alagoinhas, bem como Irará a Feira de Santana via Santanópolis.

A agricultura é a principal atividade econômica da região.

Turismo

• Feira da Mandioca - evento de periodicidade anual, no qual é realizado um concurso com as maiores mandiocas. Há também novidades sobre produtos agrícolas, maquinário, beijus e outras receitas com base na mandioca. Órgãos como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola também costumam participar do evento, apresentando técnicas agrícolas.
  • Festejos juninos com blocos, destaque para o Bloco Jeguerê com dezesseis anos de tradição e shows na praça principal.
  • Igrejas construídas pelos jesuítas em Bento Simões e Caroba.
  • Mercado municipal.
  • Fonte da nação.
  • Festejos populares que ocorrem no dia 2 de fevereiro, como Lavagem, festa do Cruzeiro...
  • Gloriosa Filarmônica 25 de Dezembro.

Outras Informações

Aniversário: 08 de agosto de 1895