HISTÓRICO

Nas primeiras décadas do Brasil colônia, ainda no século XVI, os padres da Companhia de Jesus, mais conhecidos como Jesuítas, chegaram às redondezas do atual município de Irará, com objetivo de catequizar os índios. 

Em 1562 encontram uma aldeia tapuia e construíram uma igreja sob o orago de São João Batista, no local onde depois veio a ser denominado “Água Fria”. 

As terras dessa região eram das sesmarias de Garcia D’ávila. Com a criação de gado e o estabelecimento de currais, o território começou a ser desbravado. E, a partir de 1673, pela Carta Régia de 9 de julho, as terras foram incorporadas por João Peixoto Veigas.

Feira Livre de Irará provavelmente nos anos 1930 ou 1940.

Bandeiras

Outras bandeiras na região deixaram duas correntes de povoamento. Pelo oeste, em busca de ouro e pedras preciosas, e pelo leste, na caça de aborígenes. São registros dessas incursões as edificações das Igrejas de Bento Simões e da Caroba. 

Em 1717, doações de sesmarias foram feitas a Diogo Alves Campos e Antônio Homem da Fonseca Correia. Este último construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Purificação e deu de presente a seu filho que era padre e tinha o seu mesmo nome.

O templo foi erguido próximo da casa da fazenda, construída às margens da estrada real, ligação do porto de Cachoeira ao sertão baiano. 

 

Em volta do templo, dedicado a Nossa Senhora da Purificação, nasceu o arraial que viria a se tornar a vila de Purificação dos Campos (no lugar do templo hoje está um oratório a Nossa Senhora da Purificação, na praça com nome da santa).

Império

Em 1832, quando o Brasil oficialmente já não era mais colônia portuguesa, a movimentação da estrada real possibilitou ao arraial de Purificação dos Campos ter maior fase de desenvolvimento do que a então vila de Água Fria. 

Com essa perspectiva, a regência em nome do Imperador D. Pedro II sancionou e mandou executar a resolução de 10 de junho de 1832. A medida transferia a sede da vila de São João Batista de Água Fria para o arraial de Purificação dos Campos, agora com o título de vila de Nossa Senhora da Purificação Campos. 

Diante dos protestos, por parte da Câmara de vereadores de Água Fria, a situação só foi plenamente resolvida com a Lei Provincial Lei Provincial Nº 173, de 27 de maio de 1842. 

A Lei 173 cria o município e vila de Purificação dos Campos, extingue o município de São João Batista de Água Fria e anexa seu território ao recém criado Purificação dos Campos. A sede, Vila de Água Fria, passa a ser um distrito do novo município. Essa é a criação do município, a sua emancipação política.  

República

Com o advento da República, em 1889, diante da separação entre Igreja e Estado e sem a descendência da família real portuguesa no poder, o Brasil passou por muitas transformações políticas. 

Nessa época diversos municípios, que tinham nomes de santos católicos, foram renomeados. Houve também um reordenamento na classificação municipal. 

Agora, não mais existiam o termo “vila”, para denominar as sedes dos municípios. As sedes então começaram a ser chamadas de “cidade”,  termo que antes eram designados apenas àquelas aglomerações urbanas que tiveram posse direta da coroa portuguesa em suas fundações.  

Assim, em 1895, através da Lei Estadual Nº 100, a sede Purificação dos Campos foi elevada à categoria de cidade com o nome de “Irará” e esse passou a ser também o nome do município. 

O nome “Irará” é uma alteração da palavra “Arará”, que tem origem indígena e significa “nascido da luz do dia ou do sol”. Os índios paiaiás, antigos moradores do local, assim se referiam ao mesmo, por conta de uma espécie de formiga de asas brancas que surgiam ao alvorecer do dia.

Século XX

Pela divisão administrativa do Brasil, referente ao ano de 1911, Irará tinha seis distritos: Irará (sede), Conceição de Bento Simões (depois “Bento Simões” a partir de meados de 1939 a 1943), Pedrão, Água Fria, Quaresma (depois “Santanópolis” a partir de 1938) e Ouriçangas.   

Em 1942, pelas comemorações do Centenário de Emancipação do município, o então prefeito Amadeu Nogueira ergueu um obelisco na praça Pedro Nogueira (Barra) contendo as datas representativas. 1717, povoamento; 1842, emancipação; 1895, denominação Irará; e 1942, centenário.  

No ano de 1962, os distritos de Água Fria, Ouriçangas, Pedrão e Santanópolis se tornaram municípios e Irará teve sua área geográfica reduzida, ficando com a dimensão atual do seu território (279km²). 

Hoje, Irará continua sendo uma referência para os seus municípios vizinhos (os antigos distritos), sendo possível perceber a migração pendular das populações adjacentes. 

Fontes: 
Verbete Irará na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – IBGE 1958 
Livro Irará 88 – Prefeitura de Irará 1988
ETNICIDADE E MEMÓRIA ENTRE QUILOMBOLAS EM IRARÁ- BAHIA – Jucélia Bispo dos Santos – UFBA – 2008
TEIXEIRA, Rubenilson Brazão. NATAL, VILA OR CIDADE?. Mercator, Fortaleza, v. 18, jan. 2019. ISSN 1984-2201. . Date accessed: 25 july 2021. doi: 

Rolar para cima