Projeto Biblioteca de Classe incentiva a prática de leitura nas escolas municipais

Os antigos “Cantinhos de Leitura” das escolas de Irará estão sendo ressignificados com o Projeto Biblioteca de Classe. Em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), o projeto tem como objetivo incentivar a prática de leitura entre os alunos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal.

Muito mais que manter o acervo, o programa constrói uma série de metodologias pedagógicas para envolver os alunos e a comunidade no processo. O planejamento e as discussões acerca dos livros a serem lidos e comentados, passa não só pelos professores, mas também pelos alunos.

Durante o processo de implementação os estudantes escolhem os livros, fazem o levantamento dos acervos, organizaram os espaços de funcionamento, redigem regulamento e escolhem os nomes das bibliotecas.

Sessões simultâneas

A Biblioteca de Classe, conta ainda com as Sessões Simultâneas. Nelas, são construídos pelos professores murais com indicações de livros para que os alunos escolham um de sua preferência e participem das conversações. Nestas sessões, todos os funcionários da escola se envolvem, e os pais e responsáveis são convidados a participar junto com seus filhos deste momento enriquecedor.