Novembro azul destaca importância da saúde preventiva do homem

Dados do Ministério da Saúde chamam atenção para uma realidade que precisa ser transformada o quanto antes. No Brasil, apenas 1/3 da população masculina realiza exames clínicos com periodicidade. Esse é um número preocupante. Em relação ao câncer de próstata, por exemplo, um diagnóstico rápido e preciso potencializa as chances de cura em 90%.

Em conformidade com o outubro rosa, que tem como objetivo alertar sobre os riscos do câncer de mama, doença oncológica que mais acomete mulheres em nosso país, o mês de novembro é dedicado aos homens, alertando sobre a importância de cuidar da saúde, sobretudo do câncer de próstata, patologia oncológica que mais acomete os brasileiros, e enfrenta além da questão da baixa preocupação masculina com a sua saúde, ao preconceito que envolve o referido exame.

Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Irará, sob a coordenação da Secretaria de Saúde, está realizando uma série de ações voltadas aos homens de Irará, como pontuou a secretária Laína Passos:

Serão realizadas ações em diversas localidades do município. Estabelecemos um cronograma, onde cada Unidade de Saúde da Família (USF) terá um dia D de atendimento.

Nas referidas datas, serão realizadas diversas ações para saúde masculina, como o exame do PSA, atendimentos médicos, exames de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de sífilis, hepatite e HIV, dentre outros serviços importantes.

O encerramento das ações do Novembro Azul acontecerá dia 28/11 na Policlínica Municipal, onde além de todas as ações citadas acima, contaremos também com atendimento de Médico Urologista e Cardiologista, e consultas com diferentes especialidades.