Prefeitura de Irará realiza a VII Conferência de Saúde

Aconteceu nesta segunda-feira (22) a VII Conferência Municipal de Saúde, que teve como desafio debater o tema: “SUS e Pandemia – Prevenção a melhor solução.” Devido à pandemia, a conferência foi realizada de forma híbrida, transmitida pelo canal do Youtube da Prefeitura de Irará.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito Derivaldo Pinto, da secretária de saúde Ana Pinto, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, a senhora Maria Neuma Santiago, e da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Bárbara Graziela Alves.

Na oportunidade o prefeito Derivaldo Pinto destacou a importância da conferência como um importante espaço para a construção coletiva e participativa e agradeceu a participação de todos os envolvidos, desejando a todas e todos um excelente trabalho.

De acordo com a secretária de saúde Ana Pinto, os objetivos da VII Conferência Municipal de Saúde consistiram em avaliar e propor diretrizes da política para o setor público, e debater temas específicos para propor novas diretrizes da política de saúde.

É importante ressaltar que foram realizadas pré-conferências, através de questionários aplicados nas unidades de saúde do município, com os prestadores e usuários do serviço, como também foi disponibilizado, no site institucional da prefeitura, o questionário online através da plataforma formulário Google.

A conferência foi presidida pela enfermeira Herica Martins que apresentou a leitura do regimento da VII Conferência de Saúde. O evento também contou com a participação da secretária Ana Pinto que palestrou sobre os “Ensinamentos da Pandemia e os Efeitos sobre o SUS”, e com a apresentação da coordenadora da atenção básica de saúde, Bárbara Graziela Alves, sobre a “Análise da Situação de Saúde de Irará”, considerando o período de 2017-2020.

O evento foi finalizado após a apresentação e discussão das propostas levantadas pela população para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde (2022-2025). As propostas envolveram todos os segmentos da saúde: Vigilância da Saúde, Atenção Básica, Atenção Especializada, Assistência de Urgência e Emergência e Gestão em Saúde.

Além dos técnicos da Secretaria de Saúde estiveram presentes representantes de vários segmentos da saúde do município.