Prefeitura de Irará realiza ações durante o Novembro Azul

A Prefeitura de Irará, por meio da Secretaria da Saúde, realizou durante o mês de novembro, diversas ações nas Unidades de Saúde da Família do município.

Foram disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite, aferição de pressão e consulta médica, além da realização da coleta de PSA, em todas as unidades, para que assim, o resultado fosse apresentado na consulta com o urologista.

Também foram realizadas várias atividades educativas ressaltando a importância dos exames preventivos, dinâmicas, jogos como dominó e bingo, massagens, além das consultas médicas e odontológicas direcionadas à prevenção do câncer de boca, que aconteceram nas Unidades de Saúde da Família das seguintes comunidades: Boca de Várzea, Olaria, Boa Vista, Largo, Ipê, Santo Antônio, Sede, João Falcão, Corte, Bento Simões, Baixinha e Mangabeira.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Só fica atrás do câncer de pele. Por isso o exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la. Porém, o preconceito ainda é um grande vilão para os homens, que deixam de fazer o exame de toque retal, preferindo se expor aos riscos da doença.

Em nossa cidade, assim como em todo o país, o mês de novembro é dedicado a chamar a atenção dos homens para a prevenção ao câncer de próstata.