Símbolos
De acordo a Lei Nº 40, de 31 de Janeiro de 1978, os símbolos do município são:
O Brasão
A Bandeira Municipal
O Hino Municipal
As formas e apresentações do Brasão e da Bandeira são apresentadas na própria Lei Nº 40.
Já o Hino Municipal foi instituído e teve suas regras definidas pela Lei Nº 834, de 25 de Março de 2016, após escolha através de concurso cultural.
Brasão
O Brasão de Armas do Município de Irará é descrito em termos próprios de Heráldica.
A Coroa Mural que encima o escudo, em prata com quatro torres, é símbolo de poder de domínio e de município e o escudo samnítico é herança dos cânones portugueses.
No triângulo invertido em azul (cor de Nossa Senhora da Purificação, protetora e padroeira do município), a coroa e as doze estrelas são símbolos heráldicos da padroeira.
Na base do escudo o pé de mandioca ao natural diz que o município é grande produtor. A cabeça de touro em prata atesta o valor da pecuária de Irará.
No listel azul com letras de prata o topônimo: Irará, a razão de tudo.
Bandeira
A Bandeira Municipal de Irará obedece a regra geral da tradição Heráldica Portuguesa.
O pavilhão é terciado em faixa nas cores azul e branco. O Branco, cor litúrgica da (da paz); o azul, cor de Nossa Senhora da Purificação.
A bandeira tem em primeiro plano doze estrelas de argenta (prata), uma coroa de ouro e uma meia lua, símbolo heráldico de Nossa Senhora.
No segundo plano ao natural geminados os pés de fumo simbolizam a grande riqueza agrícola do município.
Hino
O Hino Oficial de Irará é composto pela música e letra do músico e compositor Thiago Mendes Souza e foi escolhido em concurso cultural realizado em 2016 pelo poder público do município.