Símbolos

De acordo a Lei Nº 40, de 31 de Janeiro de 1978, os símbolos do município são: 
O Brasão
A Bandeira Municipal
O Hino Municipal

As formas e apresentações do Brasão e da Bandeira são apresentadas na própria Lei Nº 40.

Já o Hino Municipal foi instituído e teve suas regras definidas pela Lei Nº 834, de 25 de Março de 2016, após escolha através de concurso cultural.  

Brasão

O Brasão de Armas do Município de Irará é descrito em termos próprios de Heráldica.

A Coroa Mural que encima o escudo, em prata com quatro torres, é símbolo de poder de domínio e de município e o escudo samnítico é herança dos cânones portugueses.

No triângulo invertido em azul (cor de Nossa Senhora da Purificação, protetora e padroeira do município), a coroa e as doze estrelas são símbolos heráldicos da padroeira.

Na base do escudo o pé de mandioca ao natural diz que o município é grande produtor. A cabeça de touro em prata atesta o valor da pecuária de Irará. 

No listel azul com letras de prata o topônimo: Irará, a razão de tudo.

 

Bandeira

A Bandeira Municipal de Irará obedece a regra geral da tradição Heráldica Portuguesa. 

O pavilhão  é terciado em faixa nas cores azul e branco. O Branco, cor litúrgica da (da paz); o azul, cor de Nossa Senhora da Purificação. 

A bandeira  tem em primeiro plano doze estrelas de argenta (prata), uma coroa de ouro e uma meia lua, símbolo heráldico de Nossa Senhora. 

No segundo plano ao natural geminados os pés de fumo simbolizam a grande riqueza agrícola do município.

Pavilhão Municipal de Irará - Bahia

Hino

O Hino Oficial de Irará é composto pela música e letra do músico e compositor Thiago Mendes Souza e foi escolhido em concurso cultural realizado em 2016 pelo poder público do município.

Rolar para cima