O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, de Irará, Roberto Martins, esteve na rádio Irará FM (104,9) na manhã desta quinta-feira, 27 de maio.
Em entrevista à Welton Araújo, no programa Irará Notícias, Roberto falou sobre a importância cívica do 27 de maio.
“É a data na qual foi criado o município de Irará, portanto é quando Irará se emancipa, ainda que naquela época, 27 de maio de 1842, ainda não tivesse o nome de Irará”, pontuou o secretário.
A fala foi feita no sentido de desmistificar uma confusão recente criada no município de que a data de emancipação seria o 08 de Agosto.
“08 de agosto de 1895 é quando o nome do município deixa de ser ‘Purificação dos Campos’ e passa a ser ‘Irará’.”, destacou.
De acordo com o secretário, “o ‘elevado à categoria de cidade’ que diz na lei, não significa emancipação, mas tão somente uma mudança de categoria. Deixou-se de lado as classificações anteriores e adotou-se as da Républica”.
Como referência de sua fala, Roberto usou artigo do professor Rubenilson Brazão Teixeira, Doutor em Estudos Urbanos e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Segundo o estudo, antes do Brasil se tornar república as unidades urbanas, não originadas sob intervenção direta da Coroa Portuguesa, eram chamadas de vilas e não de cidades.