Prefeitura de Irará realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental

A Prefeitura de Irará, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última segunda-feira (20), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, com o tema central: “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

O objetivo da conferência consiste em propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território Nacional.

A conferência foi presidida pela coordenadora da atenção básica de saúde, Bárbara Graziele Alves. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Governo Francisnaldo Xavier, a coordenadora do CAPS, Manuelly Pinto, o Tenente PM Matheus Nogueira e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, a senhora Maria Neuma Santiago. A secretária de Saúde, Ana Pinto, não pode estar presente, por motivos de saúde.

Em pronunciamento, o secretário de Governo, Francisnaldo Xavier, parabenizou a Secretaria de Saúde pela importante iniciativa, principalmente, diante da pandemia, onde se faz necessário, ainda mais, a implantação de políticas públicas voltadas para a assistência da Saúde Mental. A presidente do Conselho de Saúde, Maria Neuma Santiago, destacou a presença dos conselheiros na conferência, e a importância da sociedade em geral em participar contribuindo com propostas para que o município possa colher bons frutos em relação ao atendimento da atenção básica de saúde mental.

Na oportunidade foi realizada a leitura do regimento interno, e em seguida foi ministrada uma palestra sobre o tema central da conferência pela psicóloga Ayalla Correia. Em continuidade a programação, ocorreu o debate de quatro eixos temáticos: Eixo I – Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Eixo II – Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III – Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV – Impactos na saúde mental da população e os desafios para cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

O encerramento ocorreu em plenária, com a apresentação da aprovação das propostas de cada eixo. O evento envolveu a participação de representantes de vários segmentos do município, técnicos da Secretaria de Saúde, usuários do SUS, e mediadores da Conferência Municipal.