Diretor Geral do IPAC vem a Irará e encaminha parcerias

João Carlos de Oliveira, Diretor Geral do IPAC – Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural, autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), esteve em Irará na última quinta-feira (24).

O dirigente participou de uma reunião pública no Sobrado dos Nogueiras, sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Irará, acompanhado de Tatá Ricardo, presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC).

Na reunião, João Carlos tratou sobre a salvaguarda de patrimônios materiais e imateriais, destacando que para pensar em patrimônio é preciso pensar sobre as pessoas e a cultura do local.

Ao final da reunião, o diretor traçou encaminhamentos de parcerias para com o município e movimentos de Irará. Ele propôs uma atuação mais próxima do IPAC para aprimoramento de legislação, formação e acompanhamentos de demandas referentes ao patrimônio.

O diretor ainda se prontificou a discutir com a Secel uma proposta de ação para utilização cultural da área dos fundos do Sobrado dos Nogueiras.

A reunião foi proposta pela agente cultural, Olivia Negona, atualmente Coordenadora na Diretoria de Cidadania Cultural, na SecultBa. Ela, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins, e a vereadora, Léia de Rosalino (PT), destacaram personagens, cenários e perspectivas do patrimônio cultural de Irará.

Também fizeram uso da palavra o conselheiro Táta Ricardo, do CEC; Mestre Jibóia (Capoeira Voo do Pássaro); Professor Mascarado (Capoeira Bimbaê); Joelma de Jesus (Pisadinha do Pé Firme); Edilton Miranda (Viva Irará) e Fábio Espírito Santo (Servidor da Secel).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima