Prefeitura de Irará promove evento em homenagem ao Dia do Artesão e Artesã

Um dia feliz para o artesanato da nossa Irará! No domingo (20) aconteceu um encontro regado a um delicioso café da manhã e boa música, em homenagem ao Dia dos Artesãos e Artesãs.

O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, aconteceu na sede do arquivo público e contou com a participação do cordelista e radialista Nivaldo Cruz, que ao longo da cerimônia recitou lindas poesias destacando o belo artesanato da nossa cidade, dentre eles a arte do barro e do cipó.

Na oportunidade foi entregue o certificado de premiação dos 20 artesãos (as) contemplados pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital: Prêmio Tia Fia (a premiação ocorreu em dezembro de 2021) e também foi realizada uma grande homenagem ao artesão Vado do Cesto, que recebeu um certificado de reconhecimento, como Mestre da Cultura Popular de Irará, pelo grande trabalho realizado com o artesanato do cipó. Sua experiência teve início aos seus 13 anos, onde começou a criar cestos de cipó.

O prefeito Derivaldo Pinto, esteve presente, saudou a todos os presentes e ressaltou a felicidade em estar comemorando este dia especial com os artesãos e artesãs da cidade. Em seu discurso destacou a importância da arte e do artesanato no âmbito da cultura, e da economia, evidenciando a potencialidade de Irará, que apresenta um grande dom artístico. E então, a necessidade de resgatar e manter vivo o artesanato do município.

“A nossa perspectiva é que essa ato de celebração ao dia do artesão e da artesã possa se repetir e que seja um marco para um novo momento de pujança do artesanato local. No entanto, tudo depende da força de vontade, atitude e participação dos artesãos”, afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins.

Foram convidados os artesãos (as) do cesto e do barro contemplados no Edital: Prêmio Tia Fia, Associações Rurais de comunidade com alta incidência de artesãos, como Caboronga e Olaria , além da ACAAPI – Associação de Arte e Artesanato dos Produtores de Irará e cidadãos com histórico de trabalho em prol do artesanato local como Zé Nogueira, Professora Fátima Carvalho e Professora Nira Dantas.

Estiveram presentes o secretário de Governo, Francisnaldo Xavier, a procuradora municipal, Isadora Oliveira, a chefe de Gabinete, Vanely Valverde, a vereadora Jacileia Gois ( Leia de Rosálino) e a produtora cultural Bel Anunciação.

Prefeitura de Irará, Agora é Trabalho!