A Prefeitura Municipal de Irará, por meio da Secretaria de Saúde, e do Conselho Municipal de Saúde, promoveram, nos dias 16 e 17 de março, a VIII Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.”
Na quinta-feira (16), a Conferência aconteceu na Unidade de Saúde João Falcão, e foi voltada para os profissionais de saúde do município. Na oportunidade os profissionais tiveram acesso a uma série de atividades voltadas para a promoção da saúde e do autocuidado como: Yoga, Cromoterapia, Massagem de Liberação Miofascial e Prática da Dança Circular.
Nesta sexta-feira (17) o evento foi aberto ao público, na Escola Municipal Professor Antônio José Ferreira de Souza, e teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da garantia dos direitos do SUS, da vida e da democracia.
A mesa de honra da abertura foi composta pela Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Maria Neuma Santiago, a Secretária de Saúde, Ana Maria Pinto, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Genivaldo Batista, o Vice-Prefeito, Josias Nunes, o Secretário de Governo Francisnaldo Xavier, representando o Prefeito Derivaldo Pinto, a representante da Coordenação do Núcleo Regional de Saúde Centro-Leste, Emanuela Carneiro, e a representante do COREN, Josimari Xavier.
Após os pronunciamentos, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Atanael Martins, realizou a leitura do regimento interno, e em seguida a aprovação do regimento, a Conferencista Thais Fazzio, Advogada; Assessora Parlamentar; membro do grupo Constituição, Política e Instituições Jurídicas – Ucsal/UnB, ministrou a palestra com o tema da conferência: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia.”
O evento contou com a participação dos profissionais de saúde, vereadores, secretários municipais, autoridades e representantes da sociedade civil.
De acordo com a secretária de Saúde, Ana Pinto, o encontro proporcionou uma significativa troca de idéias e experiências, além da elaboração das propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.
DISCUSSÃO
Durante a conferência foram trabalhados quatro eixos temáticos, com os seguintes subtemas:
EIXO I: O Brasil que temos e o Brasil que queremos;
EIXO II: O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
EIXO III: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
EIXO IV: Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
Além dos debates, no encontro foram eleitos delegados e definidas propostas para uma discussão mais ampla na Conferência Estadual da Saúde.