Conselho de Cultura tem primeira reunião do quadriênio 2021/2024

O Conselho de Cultura de Irará realizou na última sexta, 12, a sua primeira reunião do quadriênio 2021/2024. O encontro serviu como posse da atual formação do Conselho, nomeada através do decreto 3436 de 19 de agosto, com representantes indicados por segmentos e entidades culturais.

A reunião foi aberta pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins, que logo passou a palavra para os convidados Tony Teófilo, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, e Sílvio Portugal, presidente do Conselho de Cultura da Bahia.

Em participação remota, Tony e Silvio agradeceram o convite e falaram sobre a importância do município ter um Conselho ativo e funcional.

Falas

Tony comentou sobre a estrutura e atividades do Conselho em Salvador e Sílvio fez um apanhado da história recente das políticas culturais da Bahia, enaltecendo a necessidade de valorização da cultura local.

Após as falas dos convidados, o conselheiro Sérgio Ramos – Cabelera (Casa da Cultura) fez um apanhado histórico do Conselho de Cultura em Irará. Sérgio resumiu a trajetória desde a implantação em 2013 até dos dias atuais.

Em seguida, a palavra foi franqueada aos conselheiros, sendo utilizada por João Cruz (Câmara de Vereadores), Joelma Bispo (Samba de Roda), Joelson Dantas (Câmara de Vereadores), Gilmar Jesus (STRI), Mestre Balbino (Capoeira), Cosme Fabrício (ACEI), Danilo Lumiano (Casa da Cultura), Josenilda Moreira (Viva Irará), Edilton Miranda (Viva Irará) e Cristina Ferreira (Seduc/PMI).

Pauta

Após as falas, por consenso, o plenário formou a comissão de acompanhamento do edital Secel 01/2021, Prêmio Dona Francisca de Jesus, formada pelos conselheiros Josenilda Moreira, João Cruz e Marcelo Cerqueira (Seduc/PMI). Já a comissão de avaliação recursal foi formada com Joelson Dantas, Edilton Miranda e Cristina Ferreira.

Também por consenso ficou decidido que a eleição para a presidência e diretoria, assim como a escolha dos membros das câmaras técnicas, entre outros assuntos, serão tema de pauta da próxima reunião.

O Conselho de Cultura de Irará é composto por 30 membros, sendo quinze titulares e quinze suplentes. Destes, dois terços (20 membros) são representantes da sociedade civil e um terço (10 membros) representa o poder público.