Se encerraram no dia dois de fevereiro, com as louvações à padroeira de Irará, Nossa Senhora da Purificação dos Campos, os Festejos Populares de Irará, que desde o dia 24 de janeiro movimentam o município e que trouxeram de volta, com um imenso sucesso, a Lavagem de Irará, que aconteceu no dia 27, levando milhares de turistas e moradores às ruas, puxados pela Charanga de Irará, e a realização de quatro dias de shows que tiveram a plateia lotada por milhares de pessoas.
O ponto alto foi o encerramento da festa, no dia 30 de janeiro, durante a Festa do Cruzeiro, quando uma multidão pulou atrás do trio elétrico do Cruzeiro ao Centro da cidade, seguindo o artista de projeção nacional Saulo Fernades e o cantor iraraense Beto Santana, e ainda curtindo participação Xanddy do Harmonia, que decretou que aquela era “a melhor segunda-feira da Bahia”.
Os moradores e visitantes viveram ainda, no dia primeiro, na Praça Pedro Nogueira, a alegria de reviver outra tradição, a das Noveneiras, que promoveu, pós novenário, mais momentos de diversão, com diversas apresentações realizadas por artistas locais, valorizando a cultura popular e a diversidade musical.
“Diante do passar dos momentos mais agitados da festa, a gente tem uma grata satisfação de perceber a alegria da população e viver e reviver com intensidade os Festejos Populares de Irará”, afirmou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer do município, Roberto Martins.
- Importância da volta da Lavagem de Irará
A Lavagem de Irará é uma festa centenária que começa com o cortejo saindo com a Charanga, em frente à casa de Mãe Melânia, senhora que durante muitos anos comandou os festejos, com as baianas e seus potes de flores e água de cheiro. Com a participação de manifestações culturais da região, da população da cidade e de turistas, o cortejo segue com todos cantando e dançando em direção à igreja, que fica localizada no centro da cidade. Lá chegando, as baianas lavam a escada e o adro celebrando a devoção a Nossa Senhora da Purificação dos Campos.
Durante a pandemia a festa não pode ser realizada, trazendo, além de tristeza, prejuízos econômicos para o município, já que ela movimenta toda uma cadeia de produtos e serviços, além de aquecer as vendas no comércio. Por isso o prefeito Derivaldo Pinto ficou muito satisfeito com a volta da Lavagem de Irará. “Foi com muita alegria que, depois de dois anos, retomamos os Festejos Populares de Irará. Quem é iraraense sabe que a Lavagem é o nosso amor. O nosso povo mereceu essa linda festa”, afirmou.
- Shows gratuitos
Os Festejos Populares de Irará também promovem uma rica programação de shows, com atrações bem variadas, desde a sexta-feira (27) até segunda-feira (30). Shows de artistas locais e de renome nacional, como Tayrone, Parangolé, Adão Negro, Lá Fúria, Saulo Fernades e Xanndy Harmonia.