O casarão dos Santanas, localizado na rua Pedro de Lima, onde está sediado o Movimento Cultural Viva Irará (MCVI), é um importante espaço cultural em Irará.
A edificação funciona como sede do MCVI há mais de 20 anos, abriga uma biblioteca e já recebeu diversos eventos culturais como saraus, exposições, cursos, lançamento de livros, etc.
A prefeitura de Irará intenciona aumentar a disponibilidade e oferta de serviços culturais do Casarão dos Santanas, convertendo o mesmo em equipamento público. Para tanto, o governo municipal já dialoga com herdeiros da família Santana e com o MCVI.
A intenção inicial é buscar os meios, procedimentos e recursos necessários para a execução do projeto, feito pelo MCVI, para a reforma da casa.
Em mais uma etapa deste diálogo, na tarde da última quinta-feira (24) o prefeito, Derivaldo Pinto, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins, estiveram reunidos com o deputado federal, Zé Neto (PT) e o Diretor Geral do IPAC, João Carlos Oliveira, e a agente cultural Olivia Negona (Viva Irará), entre outras lideranças.
Na pauta da reunião foram apresentados e discutidos as possibilidades de doação do imóvel, tombamento e recursos de emenda parlamentar para a reforma.
Prefeitura de Irará, Agora é Trabalho!