Aconteceu nesta terça-feira (14), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como desafio debater e propor ideias, acerca do tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Diante do cenário de pandemia do coronavírus, o evento foi realizado de forma híbrida, transmitido pelo canal YouTube da Prefeitura de Irará.
O secretário de Assistência Social e vice-prefeito, Josias Nunes, ressaltou a importância desse espaço para fortalecer ações que venham auxiliar no avanço das políticas públicas voltadas para os direitos dos usuários do SUAS e da população iraraense. Também agradeceu a presença de todos, destacando a dedicação e o compromisso dos colaboradores, mesmo diante das dificuldades, em meio a cortes e congelamentos de recursos.
Presente no evento, o prefeito Derivaldo Pinto ressaltou a importância de fomentar espaços de discussão, como as Conferências, momento democrático, de construção de propostas, análises e avaliações. Também destacou os benefícios das políticas públicas implantadas ao longo dos anos, bem como a necessidade de lutar pelo fortalecimento dessas políticas, tão necessárias para o desenvolvimento social e humanitário.
O evento foi presidido pela Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Priscila Lima, e contou com a apresentação cultural do cordelista Kitute Coelho. A leitura do Regimento Interno foi realizada pela Coordenadora do CREAS, Rita Bitencourt, e a Palestra Magna, sobre o tema central da Conferência foi ministrada pelo Assistente Social, Maurício Badnachuck.
Estiveram presentes, a secretária de Educação, Darci Lima, o secretário de Governo, Francisnaldo Xavier, o vereador Joelson Dantas, além dos conselheiros e colaboradores.