Prefeitura realiza curso de formação para catadores de material reciclável

A Prefeitura de Irará, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, iniciou o ciclo de cursos de formação para os catadores de material reciclável do município. A formação aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, no Sobrado dos Nogueiras.

Com o objetivo de qualificar os profissionais que já trabalham e também aqueles que desejam entrar na atividade da coleta de material reciclável, a ação é mais uma iniciativa idealizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente com o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMDEMA.

Durante a formação foi apresentado e debatido todos os desafios em relação a organização, formalização e operacionalização do processo de reciclagem dos materiais, como também foram abordados os temas: História e caminhada dos catadores ao longo da história, sob a orientação do técnico ambiental, Marcelo Neves; Programas Sociais com a assistente social, Daiane de Jesus; Política, Educação e Ética com a professora e conselheira do COMDEMA, Matilde Cerqueira; Cooperativa e Associativismo, ministrada pela assessora da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Ailma Oliveira; e Empreendedorismo com o engenheiro de produção, Nilo Dantas.

O objetivo das formações é fomentar a criação de uma cooperativa de catadores em Irará, pois de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos cada município deve implementar o seu próprio Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS), onde a operação da coleta seletiva, preferencialmente, deve ser realizada com o apoio das cooperativas de catadores.

Prefeitura de Irará, Agora é Trabalho!