Irará lança o projeto SASI com o intuito de fortalecer a agricultura familiar

A partir da necessidade de colaborar com os agricultores familiares e os grupos produtivos a comercializarem seus produtos, surge o projeto Sabores e Saberes Solidários de Irará (SASI).

Lançado na última terça-feira (16), no Sobrado dos Nogueiras, o projeto é um convênio entre a Cooperativa de Produtores Rurais de Irará – COOPRIL e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, tendo como parceiros a Escola Família Agrícola, CEDITER, CESOL e o Sindicato dos Trabalhadores.

O SASI tem como objetivo colaborar e orientar no processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar da nossa cidade, para que eles cheguem aos comércios formais. A iniciativa visa fortalecer a economia solidária, ao proporcionar o incentivo a qualificação dos produtores da agricultura familiar.

De acordo com Jadson Cerqueira, presidente da COOPRIL, o SASI surgiu diante da necessidade de pensar um projeto de acompanhamento aos grupos solidários do município, que atualmente são, aproximadamente, 20 grupos produtivos. “Trata-se de um acompanhamento específico na produção, para melhorar o processo de produtividade e logística, que envolve a questão da rotulagem, da embalagem e de busca de mercados para a comercialização desses produtos”, esclareceu Cerqueira.

Nilo Dantas, engenheiro de produção e consultor responsável em assessorar os grupos produtivos, ressaltou que o projeto visa suprir uma necessidade que o nosso agricultor familiar, nossa economia solidária tem que é a parte de comercialização. “Nosso produto é muito bom, nós sabemos produzir como ninguém, porém nós temos um grande desafio que é a comercialização. O nosso objetivo é trabalhar os nossos produtos para que a gente consiga chegar aos mercados formais, supermercados, delicatessen, etc, e apresentar um produto de qualidade”, afirmou Dantas.

Na abertura do evento, o secretário de agricultura e meio ambiente, João Neto, saudou a todos os agricultores e agricultoras do nosso município, e registrou a satisfação de estar apresentando o projeto Sabores e Saberes Solidários de Irará, que tem como objetivo apoiar todos os produtores, no sentido de beneficiar seus produtos e fortalecer a agricultura familiar.

Na oportunidade o prefeito Derivaldo Pinto destacou a importância do convênio e da parceria com os agricultores familiares e as entidades rurais, para a implantação desse projeto, que irá fortalecer a economia solidária do nosso município, além de incentivar e valorizar a vida do povo do campo.

O evento contou com a participação de agricultores, vereadores e secretários municipais.