Agricultores familiares de Irará são contemplados pelo Projeto Viva Feira & Feira Segura

Viva Feira & Feira Segura é um projeto que envolve a parceria entre a Prefeitura, a SDR- Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, e o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Em meio à pandemia do Covid-19, a agricultura familiar precisava continuar produzindo e comercializando, foi nesse contexto que o projeto surgiu, com o objetivo de buscar criar as condições para que as feiras funcionem de forma segura, atendendo aos novos padrões de higiene.

O projeto está garantindo aos agricultores familiares, que comercializam seus produtos nas feiras livres, treinamento com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios.

Em Irará, os agricultores familiares, que vendem sua produção na nossa Feira Livre foram beneficiados, no mês de julho, com a entrega de 50 barracas, além de receberem um kit com avental, gorro, máscara e álcool em gel.

Neste mês de outubro, nos dia 13 e 15, os agricultores tiveram a oportunidade de participar das capacitações ministradas pelo SENAR, que foram realizadas em duas etapas. No primeiro momento, com orientações teóricas e, em seguida, na feira livre, onde os agricultores tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos na prática.

Os temas abordados nas qualificações foram: a importância e o papel dos parceiros; cenário da COVID-19 e suas implicações na saúde e nos alimentos; qualidade dos alimentos e higienização adequada; tipos de contaminantes que podem prejudicar os alimentos; segurança dos alimentos, por meio das práticas de higienização das mãos, dos alimentos, bem como as formas de embalagens para assegurar maior longevidade do produto e a orientação de trabalhar com alimentos mais seguros.

A agricultora Girlene Araújo, agradeceu a oportunidade de participar das qualificações. “Os cursos trouxeram conhecimentos importantes, voltados para a segurança e adequação correta da manipulação dos alimentos, proporcionando uma maior segurança e melhoria qualidade de vida para todos, nós agricultores, nossa família e nossos consumidores”, destacou a agricultora.