Prefeitura de Irará em parceria com o Governo do Estado fortalecem a agricultura familiar

O Programa de Mecanização Agrícola é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e o agricultor, e tem como objetivo mobilizar os tratores agrícolas para arar a terra, preparando o solo para o plantio, incentivando a produção agrícola e, conseqüentemente, contribuindo para a manutenção do homem do campo na atividade rural.

Irará é um município predominantemente rural. A mecanização agrícola com base no desenvolvimento da agricultura familiar é uma das principais prioridades para a gestão municipal. Com o objetivo de fortalecer cada vez mais a produção agrícola, a Prefeitura de Irará, por meio da Secretaria de Agricultura, está trabalhando no preparo do solo de diversas localidades, para que os agricultores do município tenham condições melhores de plantio e alcancem a produtividade desejada.

O prefeito Derivaldo Pinto destacou a importância do programa para o fortalecimento da agricultura familiar, e ressaltou a prioridade do governo em investir na implantação de políticas públicas para a agricultura do município.

Para a agricultura Manuela Suzarte, antes desse programa chegar o esforço para preparar a terra para a plantação era grande. Ao conhecer o programa e ter acessibilidade, ela afirmou que “foi uma benção, hoje a preparação da terra para a plantação desejada ocorre em apenas um dia”.De acordo com o secretário de Agricultura João Neto, 195 famílias estão sendo beneficiadas com o programa.

Para fazer parte do programa, os agricultores identificados e interessados têm que estar de acordo com os critérios da Lei 11.326/2006, que estabelece as diretrizes para a formulação da política nacional da agricultura familiar e empreendimentos rurais.