Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se reúne com representantes do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Irará se reuniu na última terça-feira (23), na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de debater e alinhar algumas pautas.

De acordo com o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Irará, Edelso de Jesus, o respectivo conselho que abrange as questões ligadas às esferas de desenvolvimento rural e urbano, apresenta um papel extremamente importante ao atuar observando e interferindo nas políticas públicas com o intuito de implantar ações que contribuam para o desenvolvimento do município.

Na ocasião foram discutidas as seguintes pautas: Cursos para formação de conselheiros, que será ministrado pelo Instituto Anísio Teixeira; as mudanças no sistema de emissão de DAP que passará a se chamar CAF (Cadastro da Agricultura da Família); andamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o acompanhamento do conselho para construção do DRP (Diagnóstico Rural Participativo) que será realizado pela Secretaria de Agricultura e meio Ambiente nas comunidades do município, em parceria com as associações locais.

Composto por 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes, os conselheiros são representantes das entidades da sociedade civil, dentre elas, associações, sindicatos, cooperativas, ONGS, instituições financeiras, e o poder público municipal, por meio da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o estadual, através da BAHIATER.

Estiveram presentes os conselheiros Edelso Severino de Jesus (presidente), Elenice Cerqueira, Edna Ferreira, Gilmar Sena de Jesus, Irislene Carvalho da Silva e a assessora da Secretaria, Ailma Oliveira.

É importante ressaltar que o Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Irará foi homologado e está regularizado junto ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), para atuar até a data de 07 de abril de 2023, quando vence o mandato dos (as) atuais conselheiros (as).

Atuar junto aos conselhos, dialogando e construindo ações de forma coletiva é uma das prioridades defendidas pela atual gestão municipal.