Em Irará, PAA fortalece agricultura familiar e contempla mais de 600 famílias com entrega de alimentos

A Prefeitura de Irará, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), vem contribuindo com a geração de renda para os agricultores familiares e a promoção do acesso alimentar e nutricional para as famílias em vulnerabilidade social.

Coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o programa é executado aqui no município pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Com o intuito de promover o incentivo à agricultura familiar e o acesso à alimentação para as pessoas em situação de insegurança alimentar, o programa consiste na efetivação da compra de alimentos produzidos pelos agricultores familiares do município, que são organizados e orientados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e em seguida na distribuição desses alimentos para famílias que se encontram em vulnerabilidade social.

A organização e a entrega dos kits de alimentação ficam por conta da Secretaria Municipal de Assistência Social, que através do CRAS realiza semanalmente o levantamento das localidades e das famílias que irão receber os kits de alimentação, oriundos da agricultura familiar. De acordo com o secretário de assistência social e também vice-prefeito, Josias Nunes, até o momento, 676 famílias foram beneficiadas com a entrega dos alimentos.

O secretário de agricultura e meio ambiente, João Neto, explica que esse ano o programa foi finalizado com a execução de aproximadamente oitenta mil reais, com o propósito de estender para o próximo ano. “Esse programa contribui bastante para a geração de emprego, renda e fixação do homem no campo”, afirmou o secretário.

Interessados podem obter mais informações nas Secretarias Municipais da Agricultura e do Meio Ambiente, e da Assistência Social.