O Seminário Saberes e Fazeres do Plano Territorial de Formação Continuada da SEC- BA, do Território Portal do Sertão – NTE 19, aconteceu no Centro de Cultura Amélio Amorim, no dia 23 de novembro, contando com a participação de secretários municipais, representante da UNDIME, da governança estadual, diretores, coordenadores, professores e alunos de municípios, tanto da rede estadual como municipal, que fazem parte do território . O município de Irará participou do evento
sendo representado por sua delegação da Secretaria de Educação (SEDUC), para expor os resultados exitosos das ações educacionais iraraenses, do biênio 2021-2022. A professora Marilda Aquino, Diretora do Departamento Pedagógico da SEDUC, realizou a explanação intitulada “Latizando em Irará: uma sistematização das ações pedagógicas”, fazendo referência ao aprendizado ofertado pelo IAT( Instituto Anísio Teixeira), órgão responsável pela formação pactuada entre Município e Estado, referenciando os brilhantes trabalhos interdisciplinares desenvolvidos pela equipe de coordenadores da educação integral, de gestores, da área de Linguagens e Exatas, que atuam junto aos coordenadores e professores, nas escolas municipais de Irará.
A diretora ressaltou a profissionalização das práticas, as memórias das temáticas abordadas pelas equipes de duplas gestoras, as vivências e os lindos resultados alcançados por toda a equipe, representada pelos presentes no Seminário.
A delegação de Irará contou com gestores, supervisores, coordenadores, articuladores, professores que abrilhantaram o evento através de stand montado com banners, folderes, produções textuais de memórias, lidas pelos próprios alunos da Professora Ivanise Almeida e a contagiante apresentação cultural, de música e dança, do 8º ano da Educação Integral da Escola Municipal São Judas Tadeu, sob a liderança do Monitor de Música Nielton Marinho e da Monitora de dança Carmem Lúcia Silva.
Na oportunidade estavam presentes: A Secretária Municipal de Educação, Professora Darci Lima, a Supervisora da EJA, Professora Cristina Ferreira e o convidado especial, Vital Bacelar, por ter contribuído ativamente para o trabalho da árvore genealógica de D. Maria Bacelar, sua genitora.
Os trabalhos apresentados em banner revelaram projetos desenvolvidos na rede municipal durante o biênio e retratam narrativas de experiências pedagógicas. Dentre elas, foram citadas: a Árvore Genealógica, conhecendo raízes (Coordenação de Matemática – Adonias Daltro); Minha semente, minha ancestralidade: vozes, memórias, oralidade e literatura (Coordenação de Língua Portuguesa, da Educação do Campo e Escolar Quilombola – Elieci Gomes, David Pereira e a Professora Ivanise Almeida); Sentidos e práticas de leitura (Articulação da Escola Municipal Mário Campos Martins, Fabiano Oliveira); Busca Ativa: A Escola vai à comunidade (Gestão da Escola Municipal Mário Campos Martins- Anilce Anunciação e Edna Oliveira).
Também foi divulgado que o Projeto Minha Semente, minha ancestralidade de autoria de Elieci Gomes e David Pereira, escrito para submissão, foi aprovado para integrar o e-book do IAT, como experiência formativa colaborativa interdisciplinar de destaque no Território Portal do Sertão – NTE19.
“O que vi, foi lindo demais! Irará brilhou e muito.” – afirmou à formadora Helaine Pereira, representante do IAT.“Irará brilhou! Revelou o lindo trabalho da equipe da diretora Marilda Aquino, uma equipe de luz, com competência e compromisso” – ressaltou Rosângela Barreto Almeida, formadora dos professores, gestores, articuladores e coordenadores.
A participação de Irará foi aplaudida de pé pelos presentes. Na oportunidade, a Seduc de Irará e demais participantes enalteceram a importância da continuidade do programa de formação continuada territorial do IAT, com expectativas de novos trabalhos a serem apresentados em 2023.
Secretaria de Educação, Prefeitura de Irará, Agora é Trabalho!