IRARÁ REALIZA A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A Prefeitura de Irará, por meio da Secretaria de Educação e do Fórum Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (29), de forma virtual, a IV Conferência Municipal de Educação, com o tema: “Em Defesa da Democracia, da Diversidade e da Escola Pública com Participação Popular.”
A abertura do evento contou com a presença do Prefeito Derivaldo Pinto, a Secretária de Educação, Darci Lima, a Diretora da APLB, Fabiana Santos, e o Presidente da Comissão de Educação na Câmara de Vereadores, o vereador, Luiz Severino.
Em pronunciamento, a professora Darci Lima, secretária de educação, agradeceu a todos os envolvidos que contribuíram para a realização do evento e ressaltou a importância da conferência, por ser um espaço democrático, aberto, para que todos possam participar do processo educacional.
O Prefeito Derivaldo Pinto destacou a importância do tema desta edição, o quanto foi oportuno e pertinente, diante de movimentos antidemocráticos que o país vem vivenciando. O prefeito também registrou uma homenagem ao patrono da educação brasileira, professor Paulo Freire, por todo o seu trabalho e conhecimentos dedicados a Educação. Parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos e participantes, e finalizou referenciando Samuel Nunes de Andrade: “Um país sem educação é aquilo que mais nos aproxima da escravidão.”
A Conferência contou com a palestra do sociólogo Luciomar Machado, advogado, especialista em Direitos Humanos e Saúde do Trabalhador. Na oportunidade foi realizada a leitura do regimento interno, e ocorreu o debate de seis eixos temáticos, onde a apresentação das temáticas, as discussões, propostas e escolha de delegados ocorreram de forma virtual. O encerramento ocorreu em plenária, com a apresentação da aprovação das propostas de cada eixo.
O evento envolveu a participação de representantes de vários segmentos da educação do município, técnicos da Secretaria de Educação e mediadores da Conferência Municipal.
EIXOS TEMÁTICOS:
Eixo I – Décadas de Lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o Golpe, a Pandemia e os retrocessos na agenda Brasileira; Eixo II- PNE, Planos Decenais, SNE, políticas setoriais e Direito à Educação; Eixo III- Educação, Direitos Humanos e Diversidade: justiça social e inclusão; Eixo IV- Valorização dos/das Profissionais da Educação: Participação, Transparência e Controle Social; Eixo V- Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social; Eixo VI- Construção de um Projeto de Nação Soberana de Estado Democrático em Defesa da Democracia, da Vida, dos Direitos.