Prefeitura de Irará reúne Agentes Culturais para discutir sobre a Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura de Irará, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou reuniões setoriais com Agentes Culturais do município para tratar sobre a Lei Federal Paulo Gustavo. Os encontros aconteceram nos dias 15, 19 e 20 de junho, no plenário Dr. Aristeu Nogueira Campos, na Câmara Municipal de Vereadores de Irará.

As reuniões foram divididas por segmentos culturais. No dia 15 foi dedicado aos setores de bibliotecas; literatura, livro e leitura; patrimônio: material e imaterial; arquivo e memória; espaços culturais, etc. Já no dia 19 foi a vez de música; dança; teatro; fotografia; artes plásticas; audiovisual e produção cultural, etc. E no dia 20, artesanato; cultura popular; samba de roda; capoeira; matriz africana; igualdade racial e de gênero, etc.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar N° 195/2022) é uma ação federal de emergência cultural criada para combater os efeitos da pandemia da Covid 19 na cultura brasileira. Através dessa lei, a cultura de Irará vai receber R$ 280.321,23 (duzentos e oitenta mil trezentos e vinte e um reais e vinte e três centavos). Como esse dinheiro será investido, quais fazedores de cultura terão direito e o que é preciso fazer para ser contemplado, foi algumas das informações apresentadas durante os encontros.

Além de apresentar algumas informações o objetivo das reuniões setoriais consistiu em alinhar os instrumentos mais adequados de utilização de recursos da Lei Paulo Gustavo junto aos Agentes de Cultura do município. As informações coletadas oferecerão compreensão e o posicionamento da sociedade civil.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins, “as reuniões consistiram numa etapa importante para a realização da Lei Paulo Gustavo em Irará. Através delas, além de tirar dúvidas, os fazedores de cultura, de diversos segmentos, puderam fazer sugestões e as mesmas serão levadas em conta na hora da elaboração dos editais.”

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura de Irará, Agora é Trabalho!