Reforma do estádio trava por débito da gestão anterior

Na terça-feira, 14, a prefeitura de Irará recebeu uma triste notícia da Sudesb – Superintendência de Desportos do Estado da Bahia.

Através do ofício 1043/2021, o diretor geral em exercício, Diogo Rios, informou que não poderia formalizar convênio com o município de Irará para a reforma do Estádio Municipal Alberto Santana.

Herança – Conforme descreve o ofício, o impedimento acontece porque o município “encontra-se inadimplente na Dívida ativa da União e Tributos Federais”.

A inadimplência, como já noticiado em outras ocasiões, é causada por dívidas feitas pela gestão anterior.

Em dezembro de 2016, o município de Irará estava totalmente apto a realizar qualquer convênio. No entanto, de 2017 a 2020, sob a administração do ex-prefeito Juscelino Souza, foram contraídas muitas dívidas, o que gera a inadimplência.

Somente na Receita Federal, as dívidas da gestão do ex-prefeito ultrapassam R$ 68 milhões, conforme atesta a Carta de Cobrança Nº 0750/2021.

Reforma – A completa reforma do estádio é um pleito importante da atual administração. Gestor responsável pela aquisição da arquibancada, o prefeito Derivaldo agora quer ir além. A meta é conseguir novo gramado, iluminação e vestiários dentre outras melhorias.

O pedido pela obra foi feito em julho passado, em reunião entre o prefeito Derivaldo e o governador Rui Costa. A partir de então, os trâmites foram iniciados, o prefeito esteve na Sudesb algumas vezes e encaminhou documentos e informações para o início das obras.

Agora, com a informação de suspensão do processo, devido à inadimplência, o corpo jurídico tenta reverter a situação para a continuidade dos trâmites e posterior início das obras.

Enquanto o caso não é resolvido, o equipamento continua no mesmo estado em que foi recebido pela gestão atual. Além de ter abandonado a prática esportiva e feito o estádio de garagem, a gestão anterior ainda hoje causa problemas ao Estádio Alberto Santana.