Comunidades rurais se reúnem para elaboração do Diagnóstico Rural Participativo

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) realizaram o 1º Encontro para a elaboração do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que aconteceu nesta segunda-feira (13), no Sobrado dos Nogueiras.

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é um documento que visa à implantação das políticas públicas de desenvolvimento rural. Trata-se de um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades rurais façam o seu próprio diagnóstico com o objetivo de identificar suas potencialidades e dificuldades.

A partir da elaboração do DRP, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente poderá desenvolver projetos específicos que atendam às reais demandas das localidades rurais.

De acordo com Erika Pinho, representante da comunidade da Piedade, o encontro foi muito importante, uma oportunidade de discutir e construir de forma coletiva ações em prol do desenvolvimento rural. “Colocamos em ação alguns planos comunitários, como a relação do município com a comunidade, as proximidades das entidades participativas, como por exemplo, o banco do nordeste, as secretarias municipais, com o intuito de estreitar esses relacionamentos. Dentre as ferramentas apresentadas, elaboramos o calendário produtivo da comunidade, para que possamos ter variação de datas onde os produtos estão disponíveis”, destacou Erika Pinho.

Participaram do encontro o secretário de Agricultura e Meio ambiente, João Neto, representantes das Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Irará, Escola Família Agrícola, Cooperativa dos Produtores Rurais de Irará- COOPRIL, CEDITER, Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável- CMDS, Secretária de Educação, Conselho Municipal de Segurança, além dos vereadores Genivaldo Batista, Jacileia Gois, Belarminio Freitas e Alex Sandro dos Santos.

A iniciativa demonstra o empenho da gestão municipal em promover espaços que possibilitem a participação coletiva da população para a construção de ações que promovam o desenvolvimento do município.