Retretas fazem Natal de Irará com música e literatura

O Natal já chegou em Irará – Bahia, município do Portal do Sertão, a 50km de Feira de Santana e 128km de Salvador. A programação começou no último sábado, 10, com a inauguração da decoração natalina da Praça Pedro Nogueira, praça da Igreja Matriz de Irará.

O evento foi marcado com shows da cantora iraraense Rhamize e da Orquestra Santo Antônio, da cidade de Conceição do Coité. Com repertórios mesclados de músicas natalinas, MPB e até forró, as exibições encantaram o público presente.

As apresentações, denominadas de Retretas Natalinas, seguem nos próximos fins de semana até o Natal. Neste sábado, 17, tem a participação da Camerata de Feira de Santana, grupo musical do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual da Feira de Santana (UEFS).

Já na sexta, dia 23, a programação será encerrada com a tradicional Retreta da Filarmônica 25 de Dezembro, a “gloriosa de Irará” como também é conhecida. A 25 contará com a participação do grupo de Flautinha Doce (da própria Filarmônica) e do grupo percussivo do curso integral da Escola São Judas Tadeu.

Livro

Além da música, as Retretas Natalinas de Irará também abrem espaço para a literatura. No sábado, 17, dentro da programação do evento, acontece o lançamento do livro NecroBrazil, do poeta iraraense Danilo Lumiano.

A obra é escrita em forma de poema único, do inicio ao fim, e, conforme o poeta Juraci Tavares, que assina a orelha do livro, “busca mostrar o quanto o Brazil com Z, em pouco tempo, passa a priorizar relações extremadas, fora do terço médio dos espaços, local das salutares construções humanas”.

Com um projeto editorial gráfico marcante, o título foi publicado pela editora Mondru e já foi apresentado ao público no estande da editora na FLIP, renomada festa Literária de Parati, no Rio de Janeiro.

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Prefeitura de Irará, Agora é Trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima