Educação empreendedora em Irará

O Projeto “Teia de Saberes e Fazeres Cooperativos na EJA do Município de Irará” tem como conteúdos o corporativismo, associativismo e a economia solidária. Realizado durante o ano letivo de 2023, mas o trabalho pedagógico maior foi no último trimestre, voltado à criação de cooperativas, sendo os educandos da EJA os associados.

Para a realização deste Projeto foram feitas algumas parcerias: com a Prefeitura, com órgãos não governamentais, com instituições educacionais, tendo como base a formação de docentes e de estudantes.

A culminância foi realizada em uma Feira Empreendedora, instalada na feira livre do Município, onde os produtos foram vendidos.

O empreendedorismo não fora visto apenas em caráter financeiro, mas também como uma oportunidade, iniciativa, tomada de decisão para transformar a realidade dos educandos, de sua família, de sua comunidade.

Foi constatado que este Projeto além de acontecer nos espaços formais, na sala de aula, também atingiu a comunidade como um todo.

Através do conhecimento, do teórico, a prática social foi refletida e modificada, trazendo benefícios a todos os envolvidos. Logo, um Projeto inovador, interdisciplinar e de custo-benefício positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima