Irará de tantos talentos e tradições, celebra a sua IV Conferência Municipal de Cultura

No último domingo (24), no despertar da alvorada, ao som da nossa animada charanga e com a alegria contagiante do samba de roda Pisadinha do Pé Firme, foi iniciada a IV Conferência Municipal de Cultura de Irará.

Com o tema “Democracia e Direitos na Revisão do Plano Municipal de Cultura”, o evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, integra a IV Conferência Nacional de Cultura e a VI Conferência Estadual.

Em meio ao clima de alegria, com várias apresentações artísticas, a conferência reuniu na Escola Municipal São Judas Tadeu, fazedores de cultura do município, para revisar e discutir as diretrizes e estratégias do Plano Municipal de Cultura, publicado através da Lei Municipal 848, de 20 de dezembro, de 2016. Nesta perspectiva, os munícipes contribuíram com a sistematização de novas propostas de políticas públicas de incentivo a Cultura no município.

A mesa de honra da abertura foi composta pelo presidente do Conselho Municipal da Cultura, Sérgio Ramos; a representante das manifestações culturais, Joelma Bispo; o coordenador de sistemas da SECULT/BA, Vitor Barreto, representando o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro; a assessora da Secretaria de Educação, Matilde Cerqueira, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Martins; a vereadora Leia de Roselino; e o prefeito Derivaldo Pinto.

Para estimular os debates, a conferência contou com uma Palestra Magna, que apresentou o tema central: “Democracia e Direito à Cultura”, ministrada pelo Professor Albino Rubim, do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Secretário de Cultura da Bahia, de 2011 a 2014, Rubim é pós doutor em políticas culturais e uma das maiores referências nacionais no tema.

Logo em seguida, houve a leitura do regimento, seguido de sua aprovação, além da formação de grupos, compondo os seis eixos temáticos, com a apresentação e aprovação das propostas indicadas.

A Conferência Municipal de Cultura foi encerrada após a eleição dos delegados (as), que participarão de um debate mais amplo na Conferência Estadual de Cultura.

DISCUSSÃO

Durante a conferência foram discutidos seis eixos temáticos, com os seguintes subtemas:

EIXO 1: Territorialização, Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

EIXO 2: Democratização do acesso à cultura, aos serviços e equipamentos culturais e participação social;

EIXO 3: Identidade, Patrimônio e Memória;

EIXO 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

EIXO 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

EIXO 6: Direito às Linguagens, meios Artísticos e Digitais.

ELEIÇÕES:

Delegados (as):

Wanderson Alves – Eleito pra representar o município na Conferência Estadual;

Joelma Bispo – Eleita para a Conferência Territorial;

Kitute Coelho – Eleito para a Conferência Territorial.

Suplentes:

Anderson Campos (Boião)
Sérgio Ramos (Cabeleira)
Ubiratan Silva Reis – Professor Bira

Ao final da votação, Kitute manifestou o interesse em abdicar da participação, cedendo a vaga ao primeiro suplente, Anderson Campos.